Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Bases conceituais e metodológicas

As principais bases teórico-metodológicas do Neepes fundamentam a proposição de uma promoção emancipatória da saúde, alicerçadas em três campos interdisciplinares do conhecimento: a saúde coletiva, a ecologia política e as abordagens pós-coloniais, em especial as epistemologias do Sul. Temos avançado em propostas como epistemologias de conexão;  interdisciplinaridade e interculturalidade para a transição paradigmática; diálogos, encontros e ecologias de saberes; metodologias sensíveis co-labor-ativas para produzir conhecimentos junto com, promovendo co-presença e co-criação; interlutas na articulação entre diferentes movimentos e territórios evitando disputas fratricidas, dentre outras. Todas as propostas se relacionam com ações territoriais de transformação que integrem as quatro justiças  - social, sanitária, ambiental/territorial e cognitiva/epistêmica/histórica - em torno das lutas sociais por saúde, dignidade, direitos territoriais e bem viver nas cidades e periferias urbanas, campos, florestas e águas.

Neepes trabalha com múltiplas linguagens e narrativas científicas para além das logocêntricas: artísticas, cosmológicas, poético-musicais, imagéticas e audiovisuais, contação de histórias e outras que integram razão e afeto. Para isso desenvolvemos e aplicamos metodologias sensíveis co-labor-ativas para produzir conhecimentos junto com as pessoas, coletivos e territórios promovendo co-presença e co-criação. Essas metodologias se articulam com o objetivo mais geral do Neepes de descolonizar e coracionar a academia pela construção de conceitos e práticas com mais sabedoria, ética e sensibilidade dentro da academia. Isso se concretiza em relações de respeito e confiança com sábios e sábias dos territórios e suas cosmologias. Temos usado o mote Unidade na Diversidade e Diversidade na Unidade para articular concepções de ecologias e epistemologias para avançar na produção respeitosa de conhecimentos com mais qualidade científica, humana e existencial na relação entre sociedade, natureza e o viver comunitário.

Maiores informações sobre a produção bibliográfica do Neepes pode ser encontrada em https://neepes.ensp.fiocruz.br/ , e no Canal Youtube Neepes em Movimento https://www.youtube.com/channel/UCyADBCOjeGwWZi0q3WGSaIg onde podem ser encontrados os audiovisuais produzidos. Destacamos o documentário Fio da Meada, uma parceria com o cineasta e amigo Silvio Tendler, que dirigiu o filme e é um dos roteiristas junto com Marcelo Firpo e Marina Fasanello.