Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Mostra Maracá de Cinema: De 6 a 18 de Dezembro

A Mostra Maracá estará no ar na próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro. Um evento criado para visibilizar e fortalecer a criação de uma rede audiovisual indígena do Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, seus coletivos e realizadores. Este espaço de partilha faz parte de um projeto mais amplo, e anuncia o lançamento da Plataforma Narrativas Indígenas (narrativasindigenas.ensp.fiocruz.br) com o objetivo de promover o diálogo intercultural, e dar visibilidade às lutas por saúde, dignidade, direitos territoriais e preservação da cultura desses povos indígenas.

O projeto foi construído e coordenado pelo Lasat/Fiocruz-PE, Neepes/ENSP/Fiocruz e Territórios Indígenas Xukuru de Ororubá/PE, Tinguí-Botó/AL, com a colaboração da APOINME, dos grupos acadêmicos do Nice da UFS, do IP/UFAL e UPE/Campus Garanhuns, Centro de Estudos Sociais de Coimbra (CES/UC/PT) e da VideoSaúde/Fiocruz.

A MOSTRA

Em sua primeira edição, trazemos ao público 61 filmes de curta e média-metragens realizados por diretoras e diretores indígenas de 16 etnias diferentes, mostrando a riqueza e a diversidade cultural desses povos e de sua produção audiovisual. Organizados em 11 programas por eixos temáticos, a mostra contará ainda com 3 mesas de debate, dentre elas 2 sessões especiais com lançamentos de 3 filmes. Este recorte foi realizado a partir dos filmes que já fazem parte do acervo da plataforma, que foi articulado a partir de uma pesquisa inicial da produção audiovisual desta região, e da rede de contatos que conseguimos construir nesse primeiro momento. A Mostra Maracá é uma apresentação e um convite para que todos os coletivos audiovisuais indígenas, núcleos de produção, realizadores e realizadoras indígenas - inicialmente das etnias na área de atuação da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo/Apoinme - sejam parceiros da Plataforma e participem desse espaço, somando com a produção audiovisual de seu grupo e sua comunidade.

Agradecemos a Marcelo Tinguí (Tinguí Filmes), Kleber Xukuru e Diego Xukuru (Ororubá Filmes), Alexandre Pankararu e Graciela Guarani (Olhar da Alma Filmes), Hugo Fulni-ô (Coletivo Fulni-ô de Cinema), Tayho Fulni-ô (Thul’se Audiovisual), Isael Maxakali e Charles Bicalho (Pajé Filmes), Olinda Muniz Wanderley (Yawar), Célia Tupinambá, Edgar Xakriabá (Etnovisão), Alice Gouveia e Carla Francine (Casa de Cinema de Olinda) por serem ponte de diálogo com os seus grupos e por compartilharem seus filmes conosco.

QUEM SOMOS

A Mostra Maracá e a plataforma “Narrativas Indígenas” são algumas das ações do projeto “Narrativas, memórias e diálogos interculturais: construindo uma rede audiovisual indígena do Nordeste como estratégia de agroecologia e promoção da saúde para o fortalecimento do SasiSUS nos territórios”, do Programa Inova Encomendas Estratégicas Saúde Indígena da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, construído e coordenado pelo Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho, Lasat/Fiocruz-PE e Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde, Neepes/ENSP/Fiocruz, em parceria com os Territórios Indígenas Xukuru de Ororubá/PE, Tinguí-Botó/AL e, a colaboração da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo/Apoinme, dos  grupos acadêmicos do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (Nice) da Universidade Federal do Sergipe,  do Instituto de Psicologia Universidade Federal de Alagoas, da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, Centro de Estudos Sociais de Coimbra (CES/UC/PT) e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

O projeto busca, além de contribuir na criação de uma rede audiovisual indígena enquanto uma estratégia de visibilização de suas narrativas, a qualificação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, considerando-se que aborda temática central à promoção da saúde indígena, centrada nas ações e práticas de conhecimentos tradicionais indígenas e agroecológicos. Tendo por base as perspectivas teóricas da ecologia dos saberes e metodologias sensíveis e co-labor-ativas, o projeto assenta-se na construção coletiva de conhecimentos fundados nos diálogos interculturais entre os povos indígenas e pesquisadores do campo da saúde coletiva e parceiros de diversas áreas afim.

SESSÔES ESPECIAIS – ENVIAREMOS CARDS

Sessão Especial – Abertura: Narrativas audiovisuais em contexto indígenas
Lançamento dos filmes “Cabeça Seca” e “Limolaygo Toype - Agricultura que cuida”
06 de dezembro – 15h
Diálogos com Sílvio Tendler, Marcelo Tinguí e Kleber Xukuru
Mediações: André Monteiro e Marina Fasanello

 

Sessão Especial – Coletivos Audiovisuais Indígenas
13 de dezembro – 15h
Diálogos com Vanuzia Pataxó, Tayho Fulni-ô e Marcelo Tingui
Mediações: Sérgio Borges e Karliane Nunes

 

Sessão Especial - Marco Temporal
Lançamento do filme “Tempos de resistência”
16 de dezembro – 15h
Diálogos com: Cris Pankararu, Ana Pontes e Alexandre Pankararu
Mediações: Felipe Milanez